Anúncio principal

Crise no IBGE: Trabalhadores continuam em greve

Ana Magni e Adrimauro Gemaque
Ana Magni e Adrimauro Gemaque

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vive em crise institucional desde o dia 26 de maio. Trabalhadores do órgão no Brasil inteiro aderiram ao movimento grevista e 90% dos serviços no estado estão paralisados.

Em entrevista ao Café, o coordenador das atividades sindicais no Amapá, Adrimauro Gemaque e a coordenadora da executiva nacional Ana Magni, disseram que esse movimento é uma greve atípica, pois sai defesa da instituição e não só as causas trabalhistas. “Estamos fazendo uma campanha S.O.S IBGE, pois acreditamos que ou se dá um tratamento diferenciado a instituição que produz todo o sistema estatístico nacional, além da cartografia ou vamos ter problemas muito piores daqui para frente”, ressalta Ana Magni.

Ana Magni explica ainda, que nos anos 90, eram 14 mil trabalhadores no Instituto, em 2007 a 2008 eram 8 mil, e hoje são 5.760 trabalhadores, e que 4 mil estão para sair nos próximos anos, porque são servidores com mais de 26 anos de serviço.

Escute a entrevista na integra.

Mostrar mais
Publicidade

Ana Girlene

Amazônia - Amapá - Brasil • Jornalista, diretora e apresentadora do Programa radiofônico Café com Notícia na DiárioFM 90.9.

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo