Anúncio principal
Tendência

Dia da Mulher: Força e determinação descrevem as ‘Margaridas’ que trabalham no serviço de limpeza de Macapá

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Macapá presta homenagens a todas as mulheres aguerridas, através da história de luta e de vida das verdinhas.

Margaridas

Atualmente, o serviço de limpeza urbana do município é composto por 140 profissionais, destes 36 são mulheres

Elisangela, Paula, Flávia – três mulheres que representam a força, a garra, a batalha dura e vontade de se superar a cada dia de tantas mulheres brasileiras. Trabalhadoras que cuidam e zelam pelos espaços públicos da cidade e que neste dia – 8 de março – e em todos os dias do ano, merecem respeito, admiração e sucesso.

Elisangela Almeida

Quem vive a cidade dia-dia e sol-a-sol é a Elisangela Almeida, de 39 anos. Ela é uma margarida e atua na limpeza municipal há 17 anos, e conta que, apesar dos desafios gerados de sua profissão, encontra muita alegria e satisfação pessoal no seu ofício.

“Logo que cheguei fui desafiada, achavam que não ia dar conta do serviço e aqui estou. Meu primeiro dia de trabalho não foi fácil, chorei no final do dia pois estava muito cansada, porém, o choro serviu para eu levantar e continuar. Hoje, o sustento da casa vem da minha renda de gari e isso é meu orgulho”, conta emocionada.

Paula Amaral

Com sorriso estampado no rosto, Paula Amaral, de 40 anos, atua há quase dois anos no serviço de limpeza pelas ruas da cidade. Para ela, o segredo da alegria que contagia é o amor pela profissão.

“Tristeza não existe e os problemas a gente deve deixar em casa. Meu trabalho é feito com alegria e satisfação. Eu amo o que faço. Tenho orgulho de vestir essa camisa pois é daqui que vem o meu sustento e da minha família”, disse, sorridente.

Flávia Nahum

Atualmente, o serviço de limpeza urbana do município é composto por 140 profissionais. Desses, 36 são mulheres. São mães, donas de casa, jovens sonhadoras. Flávia Nahum, de 23 anos, é concurseira e atua há pouco tempo como gari.

“Esse é meu segundo emprego, um desafio para mim. Antes tinha vergonha, mas hoje tenho orgulho porque com o dinheiro digno do meu trabalho eu ajudo em casa e consigo me manter nos estudos. É claro que ainda escuto: ‘você é muito nova para está aqui’, mas esse comentário não me incomoda mais”, relatou Nahum.

Prefeitura de Macapá

Manter a cidade limpa é um trabalho difícil, missão que as garis, chamadas carinhosamente de ‘margaridas’, executam com êxito, força de vontade e sem perder a alegria. As trabalhadoras da Zeladoria Urbana enfrentam desafios recorrentes na profissão, além de vivenciarem diariamente o preconceito. Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Macapá presta homenagens a todas as mulheres aguerridas, através da história de luta e de vida das verdinhas.

Conteúdo fornecido por: Prefeitura de Macapá

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo