Anúncio principal
Tendência

GEA inicia preparativos para levar programa Mais Sorrisos à Vila Maranata, em Mazagão

Política pública oferece serviços de saúde e odontológicos a comunidades remotas do Amapá.

O Governo do Amapá iniciou o planejamento para mais uma edição do programa Mais Sorrisos. Desta vez, a ação de saúde vai alcançar a comunidade ribeirinha de Vila Maranata, no Rio Ajuruxi, no município de Mazagão. A localidade reúne cerca de 700 moradores e o único acesso é por via fluvial. 

Na terça-feira, 27, uma equipe do Governo do Estado esteve na região com objetivo de definir a logística e a estrutura necessária para os atendimentos, previstos para o fim do mês de março. Entre os serviços que serão levados pelo Mais Sorriso à Vila Maranata, estão: procedimentos odontológicos de média complexidade, exames laboratoriais, triagem clínica, atendimento pediátrico, atendimento de nutrição, assistência farmacêutica, entre outros disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

“Mais uma vez, vamos levar os atendimentos de saúde às comunidades que possuem limitações no acesso à rede hospitalar do estado. É uma ação de extrema importância para os moradores da região, que serão atendidos e assistidos por equipes especializadas”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.

Morador da Vila Maranata, Gedean Santos conta que para acessar serviços de saúde mais especializados, os moradores precisam de uma logística complexa, por isso, é importante para a comunidade receber os serviços sem a necessidade de deslocamento. 

“Estou feliz em receber a equipe de governo aqui na nossa comunidade! Com esses serviços todos que vão ser ofertados, os moradores vão poder economizar muito, já que é bem complicado a gente sair daqui e ir até Santana ou Macapá receber qualquer tipo de atendimento mais especializado”, relata Santos.

Mais Sorrisos 

A coordenadora do projeto, a cirurgiã dentista Priscilla Flores, primeira-dama do Estado, explica que intensificar políticas públicas aos  moradores que vivem nas regiões mais remotas do Amapá é um compromisso do Governo do Estado.

“Nós estamos, agora, retomando com as ações do programa, com mais apoio, emendas e recursos e com muito trabalho a ser executado. Vamos disponibilizar para a população da comunidade tratamento odontológico e demais serviços em saúde. Nesta visita, estamos visualizando o que pode ser feito e a maneira como vamos executar os atendimentos”, finaliza Priscila.

Para dar amplitude ao programa e propiciar atendimentos de forma eficaz e completa para a região, além da Vila Maranata, comunidades adjacentes também receberão os serviços de saúde.

GEA

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo