Anúncio principal
Tendência

GEA oferta assistência em saúde para famílias atingidas por alagamentos em Macapá

Atendimentos são realizados no Centro de Acolhimento montado na Escola Estadual Reinaldo Damasceno.

O Governo do Amapá realiza nesta quarta-feira, 14, uma ação de assistência em saúde para as famílias abrigadas no Centro de Acolhimento da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, devido as fortes chuvas registradas no município. 

O trabalho conta com atendimento multiprofissional ofertado por técnicos, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos. Devido à situação das famílias, ao passar pela triagem clínica, os pacientes recebem orientações sobre as doenças causadas por água contaminada, métodos de prevenção e como proceder caso sinta algum sintoma. 

A ação também direciona pessoas que necessitem de exames de imagem ou laboratoriais para as unidades de saúde do estado. Pacientes que passam pela triagem clínica recebem os medicamentos prescritos pelos médicos após a consulta. 

“Com a situação de alagamentos, algumas pessoas podem adquirir a leptospirose, por exemplo, tendo sintomas como febre, desconforto estomacal e urina escura. Além de doenças gastrointestinais, podendo ser identificada por vômito, diarreia e febre”, detalha o médico Calebe Perdigão.

Acolhimento às famílias

Desde sábado, 10, o Governo do Amapá trabalha no auxílio às famílias macapaenses atingidas por fenômenos naturais. Em um primeiro momento, o suporte foi garantido aos moradores da orla do Aturiá, que tiveram casas danificadas pela força do Rio Amazonas. Na terça-feira, 13, a força-tarefa foi intensificada diante das fortes chuvas que afetaram diversos pontos pela cidade.

Diversos órgãos estaduais atuam para dar suporte às pessoas afetadas pelos alagamentos. Atualmente, a Escola Estadual Reinaldo Damasceno, na Zona Sul de Macapá, acolhe cerca de 100 famílias, que recebem suporte com colchões, alimentos e cuidados de saúde. 

Em outra frente, O Governo do Amapá presta apoio à Prefeitura de Macapá nas ações de limpeza e desobstrução de canais. 

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo