Anúncio principal
Tendência

Semana do Artesão: Debates e capacitações para mais de 200 profissionais de todo o estado

Entre os temas abordados a partir de sexta-feira, 15, estão bioeconomia, políticas públicas para o setor e financiamentos.

O Governo do Amapá realiza a Semana Estadual do Artesanato Amapaense, com debates e capacitações para mais de 200 profissionais de Macapá e do interior do estado. O evento começa na sexta-feira, 15, com um momento de celebração em homenagem a São José, padroeiro de Macapá e dos artesãos. A missa será presidida pelo padre Rafael Donneschi, a partir das 18h. 

No domingo, 17, e na segunda-feira, 18, das 8h às 17h, acontecem os seminários sobre temas como bioeconomia, políticas públicas para o setor, financiamento e salvaguarda das memórias. A programação encerra na terça-feira, 19, Dia Estadual do Artesão, com ações de lazer das 9h às 14h. 

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e traz o tema “Tecendo o futuro do artesanato amapaense”. Para participar das capacitações, é necessário se inscrever on-line. Toda a programação acontece na Casa do Artesão, em Macapá. 


INSCREVA-SE AQUI


“É um evento pensado pelo Governo do Amapá para discutir políticas públicas, meios de financiamento e proporcionar um momento de lazer aos artesãos. É importante que todos se inscrevam e venham somar conosco nesse projeto de tornar cada vez mais o artesanato amapaense numa referência em qualidade, diversidade e geração de emprego e renda”, detalhou o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa. 

Capacitações 

Os debates começam no domingo, 17, com a palestra “Salvaguarda das Nossas Memórias Vivas”, das 10h30 às 11h30, com a mestre artesã Imortal da Cultura, Vânia Oliveira, de Alagoas. A temática será mediada pela presidente da Federação dos Artesãos do Estado do Amapá, Sueli Pantoja e a artesã Vera Lima. Das 11h30 às 12h, haverá uma roda de conversa com artesãos, para compartilhar experiências profissionais. 

À tarde, 14h às 16h, haverá a palestra “Políticas Públicas para o Artesanato no Estado do Amapá e para além dele”. A mediadora será a artesã Mapige Gemaque. Na segunda-feira, 18, às 9h30, o seminário prossegue com a palestra “Programa do Artesanato Brasileiro”, ministrada pela coordenadora nacional do Programa do Artesanato Brasileiro, Ana Beatriz Ellery, com mediação do coordenador estadual do Artesanato, Junielson Pessoa. Um dos objetivos do programa é coordenar e desenvolver ações de valorização do artesão brasileiro e suas obras.

Os artesãos voltam a se reunir no horário da tarde para mais duas palestras. A primeira acontece das 14h às 15h, com o tema “Bioeconomia e empreendimentos criativos para o setor de artesanato”, sendo ministrada pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade.

Das 15h às 16h, o diretor-presidente da Agência de Fomento do Amapá (Afap), Eduardo Braz, apresenta o tema “Fomento para os Artesãos”, tendo como mediador o secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa. Das 16h20 às 17h, ocorre o credenciamento dos artesãos para acesso à linha de crédito da Afap.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo