Anúncio principal
Tendência

Trapiche Eliezer Levy terá arquitetura inspirada nos baluartes da Fortaleza de Macapá

As obras devem iniciar ainda neste ano, conforme planejamento da prefeitura.

Com projeto arquitetônico que prevê 4 pontos de observação inspirados nos baluartes da Fortaleza de São José de Macapá, o Trapiche Eliezer Levy, na orla do Rio Amazonas, passará por um processo de revitalização e ampliação. As obras devem iniciar ainda neste ano, conforme planejamento da prefeitura.

O ponto turístico que foi fechado para reforma há pelo menos 6 anos, voltou a ser aberto em 2018 mas novamente foi interditado.

O governo do Amapá passou a responsabilidade do local para a prefeitura de Macapá em julho deste ano por meio de um termo de concessão, com a autorização para o uso do espaço por 20 anos.

Trapiche Eliezer Levy, na orla de Macapá, no Amapá — Foto: Maksuel Martins/GEA/Divulgação

De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), será feita a reforma de toda a base já existente e do restaurante que fica na cabeceira, mas haverá novidades como a ampliação do deck, instalação de iluminação em “led” e píer que permitirá que pequenas embarcações atraquem.

“Nós fizemos uma ampliação que é uma homenagem à nossa história e estamos ressignificando o local trazendo a economia criativa para ser inserida. Será um espaço livre para feiras, eventos culturais. Essa é a nossa meta com essa obra”, detalhou o subsecretário de obras, Ivy Vasconcelos.

Foto: PMM/Divulgação

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Defesa e ainda passará por processo licitatório. Previstas para iniciarem ainda este ano, as obras vão custar mais de R$ 4 milhões.

Com a iniciativa, será possível reavivar a memória do população, que vê no trapiche a representação de parte da cultura e da história macapaense.

Joanildo dos Santos trabalha em bar de frente para o Trapiche Eliezer Levy — Foto: Rede Amazônica

É o caso do empresário Joanildo dos Santos, que trabalha em frente ao ponto turístico e relata que viu o local ser fechado. Entre lembranças e saudosismo, ele se animou com a novidade.

“Quando funcionava, eu vinha participar das programações. Tinham lanchonetes, bar, sorveteria. Agora você imagina uma música ao vivo em cima desse rio, era um espetáculo, só a caminhada que você dá daqui até lá na ponta é maravilhoso”, relembrou Santos.

Investimento em diversos projetos

O senador Davi Alcolumbre informa nas redes sociais que terça-feira passada, 14 de março, caiu na conta da Prefeitura Municipal de Macapá dez milhões reais para execução de diversas obras no município.

O recurso, diz o senador, “irá beneficiar a população da nossa capital. São dez milhões de reais para construção de várias obras”.

Em seguida, o parlamentar lista a maneira como o dinheiro será aplicado: em 7 Arenas da Gente, construção do Complexo Esportivo da Praça Jesus de Nazaré, revitalização do Trapiche Eliezer Levy e revitalização da praça Nossa Senhora de Fátima.

“Além dessa importância, há tantos outros investimentos, fruto de nosso esforço. Macapá tá diferente porque tem muito trabalho nosso também”, conclui Davi Alcolumbre.

Senador Davi Alcolumbre

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo